domingo, 16 de setembro de 2012

FACE NA ESCOLA ELISIARIO



Portifólio
Sondagem com os alunos:

Segundo os alunos há a necessidades de mudanças na metodologia pedagógica, eles sentem falta de atividades que explorem tecnologias mais contemporâneas, como é o caso do uso de computadores. No dia a dia desses alunos identifiquei que a maior parte do tempo fora da escola utiliza o acesso a internet, principalmente as redes sociais, como por exemplo, o facebook.
Levantando essa necessidade foi  perguntado que melhorias e aprimoramentos poderiam ser aplicados hoje na escola para somar no desenvolvimento pedagógico.

Ideias levantadas pelos alunos:
- Instalação de um laboratório de informática com acesso a internet.

- atividades que poderiam ser realizadas online como tarefa de casa.

- debates sobre temas abordados em grupos que os próprios alunos podem criar em ferramentas de rede social, como o facebook.

- Atividades a serem desenvolvidas com equipamentos multimídias.





PROJETO
FACE NA ESCOLA ELISIARIO

1. Identificação

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE ITAPETININGA

EE “PROF. ELISIÁRIO MARTINS DE MELLO”.

Rua Caio Dias Batista, 240 – Vila Regina – CEP: 18.209.290 

Fone: (015) 3271-1150 -   3271-1311 

Professores responsáveis:
*      Isaias Leite Filho
*      Maria Salete Leme Antunes
*      Rafael Rodrigues Marques
*      Regina Maria Vieira Palma


2.Tema

            Criando O FACEBOOK do Elisiario - Frente às inovações tecnológicas e com tantos recursos oferecidos por estas, percebe-se a necessidade de partilhar experiências e aprofundar a questão do uso da informática educacional em nossa escola. Criando assim, um espaço que possibilite oferecer subsídios ao trabalho do professor, através da produção de material didático on-line, contextualizando o trabalho e o desenvolvido em sala de aula.

3. Justificativa

Construir um facebook educativo, utilizando a informática da unidade escolar, desenvolvendo atividades ao longo do semestre, tendo como suporte pedagógico/técnico o professor  da turma para que possam fazer o uso desta tecnologia, criando ambientes virtuais de aprendizagem que estimulam processos cooperativos de construção de conhecimentos e informação, proporcionando a comunicação e interação entre a escola, alunos e professores, trabalhando conteúdos da disciplina, vivenciando situações reais de leitura e escrita, além de favorecer a interatividade.

4. Objetivos

ü  Capacitar os alunos na construção, manutenção das postagens do FACE utilizando os recursos tecnológicos necessários;
ü  Promover a interatividade social e entre os alunos;
ü  Permitir trocar experiências com colegas;
ü  Divulgar no FACE, ações, projetos e atividades realizadas pelo professor com seus alunos;
ü  Compartilhar informações e eventos juntamente com a comunidade escolar.

5. Disciplina envolvida

Todas. 

6. Metodologia

            Serão utilizados os recursos  disponíveis  no  FACE que permitem as postagens de atividades de publicação e divulgação de imagens, textos, arquivos de vídeos, sons e apresentações, além de incentivar os alunos a trazer assuntos do seu cotidiano, notícias e temas de seu interesse e relacioná-los de acordo com os temas propostos pela disciplina e como complemento das aulas o professor poderá apresentar links publicar ou indicar vídeos da internet, que complementem os temas apresentados em sala de aula, permitindo os alunos comentar e trocar ideias sobre os vídeos e demais atividades do FACE.  As atividades serão atualizadas periodicamente de acordo com a disponibilidade da turma.

7. Cronograma

            A proposta deste cronograma deve ser adaptada conforme o tempo disponível e conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula.
·                 O professor fará a apresentação dos objetivos do FACE, o conceito de interação, um breve histórico da evolução dos FACE e suas características;
·                 Registrar o FACE, utilizando o data show, internet, mostrando aos alunos como se faz a sua criação, porém o professor será o administrador do FACE tendo acesso a funções restritas;
·                 Colocar os alunos como colaboradores do FACE;
·                 Dividir a turma em grupos para cada atividade a serem postadas, como: publicações de imagens, vídeos, apresentações, etc;
·                 Distribuição de tarefas para pesquisa e produção de notícias;
·                 Publicação de postagens pelo professor sobre conteúdos da disciplina;
·                 Visitar outros FACE;
·                 Orientar a publicação de imagens no FACE e nas notícias;
·                 Aprender a publicar vídeos;
·                 Incluir postagens de textos construídos em grupo e com imagens pelos alunos;
·                 Incentivar os alunos a continuar participando e comentando as publicações;

8. Recursos a serem utilizados
  • Computador;
  • Internet.

9. Avaliação e Resultados esperados

O FACE será avaliado de acordo com sua interatividade, publicação, participação e interesse dos alunos no decorrer das aulas, visando promover a troca de experiência entre os alunos, além de compartilhar dúvidas e descobertas e conhecer outros alunos que compartilham o mesmo, usufruindo da tecnologia educacional, além de estimular o aluno a desenvolver a habilidade de buscar, organizar, estabelecer relações e interagir com os colegas e o mundo virtual.

10. Referências Bibliográficas


Nenhum comentário:

Postar um comentário